Campanha: Dia Mundial da Água (22/03) e a importância da sensibilização ambiental

site

O Dia Mundial da Água (22/03) foi criado pela Organização das Nações Unidades (ONU) em 1992 com o objetivo principal de chamar a atenção da sociedade para a reflexão e ações que ajudem na boa gestão dos recursos hídricos, bem como sua economia e preservação. A Fiocruz preza pela saúde da sociedade brasileira e preocupa-se com este cenário, já que água e saneamento básico são temas transversais que afetam a qualidade de vida das pessoas, o bem-estar e a saúde pública. Alinhado a isso, a Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic) atua diariamente nas manutenções preventivas e corretivas dos reservatórios de água da Fundação, das redes de hidráulica e na estação de tratamento de esgoto do campus Manguinhos, além de economizar água em suas atividades, disseminar campanhas educacionais, entre outros.

Aproveitamos a data para trabalhar a sensibilização ambiental ao compartilhar orientações importantes de descarte correto de resíduos para ter uma estação de tratamento de esgoto saudável e rede funcionando perfeitamente. Informamos, também, que para celebrar o Dia Mundial da Água, a Cogic irá promover duas palestras com que abordarão as condições hídricas atuais em 24 de março, das 14h às 16h, no link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/scd-fiocruz. Para conhecer as temáticas que serão debatidas, clique aqui .  

O acesso à água e ao saneamento básico foi reconhecido internacionalmente como um direito humano em resolução aprovada pela Assembleia Geral em 2010, através da Resolução A/RES/64/292. Além disso, a água potável disponível e o saneamento básico são metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) declarados pela ONU e que devem ser atingidos até 2030, com a participação do Brasil e demais demais países membros da organização.

Atualmente, pode-se dizer que não é momento de comemoração, já que enfrentamos escassez de água em algumas regiões do planeta e muita poluição. Segundo a Unicef, estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água potável e alguns estudos indicam que 75 milhões de pessoas sejam desprovidas dos serviços de saneamento básico.

Confira, abaixo, três orientações importantes para termos uma estação de tratamento de esgoto saudável e funcionando perfeitamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>