Gestão de Resíduos é tema de seminário no campus Manguinhos

site

O Seminário de Gestão de Resíduos A3P Fiocruz, promovido pela Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), em parceria com a Comissão A3P, nos dias 22 e 23 junho, movimentou o debate na instituição sobre gerenciamento de resíduos com cerca de 550 participações, com público presencial e on-line. Criar um espaço de diálogo e reflexão crítica ao analisar o panorama atual da gestão de resíduos no Brasil e na Fundação, a fim de buscar as melhores soluções sustentáveis para enfrentar os atuais desafios desta temática foi o principal objetivo para a organização do evento, que cumpriu as diretrizes e metas do Plano de Logística Sustentável (PLS) da Fiocruz.

A atividade englobou cinco mesas redondas com profissionais da Fiocruz e de organizações externas que abordaram: Panorama geral e perspectivas do gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde, coleta seletiva, inovações, resíduos urbanos e no saneamento. Além das mesas redondas, o seminário contou com uma exposição paralela de ações sustentáveis desenvolvidas em nove unidades Fiocruz (Cogic, Bio-Manguinhos, Farmanguinhos, IFF, Mata Atlântica, ICTB, Ensp, Fiocruz Minas e Fiocruz Paraná), feira agroecológica e feira de talentos artesanais.

A adoção da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente, demonstra a preocupação da Fundação em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Uma comissão com representantes de 14 unidades Fiocruz reúne-se periodicamente.

No encerramento houve a leitura de um manifesto assinado por 31 representantes da Comissão A3P Fiocruz para a adesão e ampliação de objetivos e metas relacionados à gestão de resíduos e sustentabilidade no planejamento institucional, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU.

As atividades contaram com o apoio do Fiocruz Saudável (Cogepe), Museu da Vida (COC) e Fiotec.

– Disponibilização de vídeos

Os dois dias de seminário foram gravados e estão disponíveis na página da Cogic no Youtube. Clique aqui para assistir a playlist.

– Álbum de fotos

22 de junho

23 de junho

Fotos: Ascom/Cogic

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>