Belezas naturais da Fiocruz: A Pata-de-vaca

IMG_20210818_080236a (1)
Está sentindo saudades dos artigos sobre as belezas naturais dos campi? Esse mês, divulgamos essa edição especial em celebração ao Dia da Árvore. É a vez da espécie Pata-de-Vaca que dá um show de beleza no campus Manguinhos.
Se você passou pela rua do Pavilhão Ozório de Almeida ou Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) nos últimos dias deve ter notado o colorido desta espécie arbórea de nome científico Bauhinia variegata L., de natureza semidecídua, ou seja, não perde suas folhas totalmente no inverno, e que pode chegar a uma altura de dez metros com seu tronco medindo cerca de 30 a 40 cm de diâmetro.
Com flores rosas vistosas e uma das pétalas com uma mancha rosa avermelhada ela chama bastante atenção, não só dos humanos, mas dos insetos polinizadores. As folhas redondas com nervuras claras e com aspecto de pisada bovina são as responsáveis pelo nome curioso da espécie (Pata-de-vaca) que a propósito não é a espécie medicinal.
Ela desenvolve-se bem em qualquer local que tenha bastante sol e a propagação é feita por sementes. Existem cerca de 300 espécies, somando as exóticas, muito parecidas entre si, porém essa em questão é originária da Ásia, mais precisamente China e Índia.
Aprecie as cores que estão aparecendo no campus Manguinhos, observe e cuide da natureza.
 
Dica: Aproveite essa beleza natural, tire uma foto e participe do concurso de fotografias “Fiocruz para se Apaixonar”.
 
Fotos: Sustentabilidade Ambiental/Cogic – Fiocruz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>