Pequenas ações de sustentabilidade fazem a diferença

IMG_6750-2

Dentro de suas atribuições diárias, a Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic) promove diversas ações visando a sustentabilidade que trazem a reflexão dos hábitos, como estes afetam o meio ambiente e como pequenas mudanças podem apoiar a preservação dos recursos naturais. Duas dessas ações agregam a coleta de tampas plásticas e a redução do consumo de copos plásticos descartáveis.

A Campanha Rodando com Tampinhas na Fiocruz, que incentiva o descarte de tampas plásticas para doação de cadeiras de rodas, está em vigor desde maio de 2019 e superou as expectativas ultrapassando uma tonelada. Com isso, a instituição já doou o equivalente a três cadeiras de rodas para a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR). “Abracei a causa e comecei a incentivar os trabalhadores do meu andar e ação se espalhou pelo prédio. Hoje, até separamos as tampinhas por cores para facilitar”, comenta Verônica Nascimento, auxiliar de limpeza do Pavilhão 26, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), sendo esta unidade grande parceira nessa ação socioambiental. A campanha é contínua e com diversos postos de arrecadação.

Fotos: Ascom/ Cogic

Já a campanha de redução e conscientização do uso de copos plásticos descartáveis para os profissionais da Cogic tem resultados positivos desde 2015. Após redução de mais de 60% no consumo nos primeiros quatro anos, a unidade conseguiu reduzir ainda mais, cerca de 27% de 2018 para 2019. Todas as ações internas são alinhadas à Política de Meio Ambiente e Qualidade da Cogic que busca alcançar os princípios de sustentabilidade no desenvolvimento de suas atividades mitigando os danos causados ao meio ambiente.

A Cogic incentiva todas as unidades Fiocruz a trabalharem a redução de consumo dos recursos em suas dependências. Os interessados  nas campanhas internas e troca de ideias podem entrar em contato com a área de Educação Ambiental, da Cogic, pelo e-mail educacao.ambiental@fiocruz.br.

Postos de coleta de tampas plásticas
Portarias do Campus Manguinhos;
Restaurantes do Campus Manguinhos;
Restaurante Expansão do Campus;
Bio-Manguinhos;
CDHS (COC);
Centro de Recepção (COC);
Cogead;
Cogic;
CST/Nust (Cogepe);
Ecopontos (Central de Saneamento e Portaria Av. Brasil);
Ensp;
Expansão;
ESPJV;
Fiotec;
ICTB;
IFF;
INCQS;
Museu da Vida (prédio administrativo – COC);
Pavilhão 26 (IOC);
Pavilhão Carlos Chagas (IOC);
Pavilhão Arthur Neiva (IOC);
Pavilhão Lauro Travassos (IOC);
Pavilhão Ozório de Almeida (IOC).

Tipos de tampas coletadas
Shampoo/ condicionador;
Máscara capilar;
Ketchup/ mostarda/ maionese;
Bebidas (água, suco, refrigerantes, isotônicos, mate, energéticos, entre outros);
Pasta de dente/ enxaguante bucal;
Material de limpeza (sabão líquido, amaciante, detergentes, desinfetantes, entre outros), Tampas de caneta sem partes de metal, entre outros. 

Evite o uso do copo descartável
Com a substituição voluntária e consciente, cada trabalhador deixa de jogar no meio ambiente cerca de 700 copos por ano, sendo que o plástico não é um material biodegradável e pode levar em média 400 anos para se decompor na natureza. Alinhado a isso, a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) incentiva o uso de copos e xícaras de material durável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>