Os benefícios da compostagem

DCIM100MEDIADJI_0005.JPG
Para manter as áreas ajardinadas dos campi Fiocruz e, também, prover os projetos paisagísticos, a Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic) produz composto (adubo) com resíduos de poda e capina, visando o descarte correto e diminuição dos impactos ambientais em aterros sanitários.  Cerca de oito toneladas de composto orgânico são produzidas mensalmente. Como vantagens têm a redução de custo e produção de adubo com a matéria orgânica para o Horto Fiocruz.

A atividade é realizada por oito profissionais e o produto também é utilizado em eventos de conscientização e sensibilização ambiental, promovidos pela Cogic. A área de Compostagem funciona na Central de Saneamento, no campus Manguinhos, é aberta para visitação e os interessados devem entrar em contato pelo e-mail educacaoambiental@fiocruz.br para agendar visita.

Em entrevista com Victor Zanon, Coordenador de Áreas Verdes, da Cogic, destacam-se:

1)     O que é compostagem?
A compostagem é a “reciclagem dos resíduos orgânicos”, ou seja, uma técnica que permite a transformação de restos orgânicos em adubo. É um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto. É uma forma de recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para agricultura e/ou jardinagem.

2)     Como é feita a Compostagem da Fiocruz?
A compostagem na Fiocruz utiliza o método de leiras reviradas, aeróbia, com resíduos de poda e capina, varrição e sobras de alimentos vegetais não cozidos da Creche Fiocruz e do restaurante da Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio.

3)     Qual é a importância da compostagem para o campus Manguinhos da Fiocruz?
É uma forma de recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural enriquecendo o solo das áreas ajardinadas e servindo como substrato para a produção de mudas no Horto, além de diminuir a destinação de resíduos para aterro sanitário, gerando economia financeira.

4)     Quanto (em média) a Fiocruz consegue economizar por mês e/ou por ano com esse trabalho?
Pode gerar uma economia anual de cerca de R$ 250.000,00.

5)     Quanto a Fiocruz produz de composto orgânico por mês e por ano (em média)?
Atualmente, a Fiocruz tem produzido uma média de oito toneladas por mês (96 toneladas por ano).

 

Fotos: Victor Zanon/ DGA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>