Área externa da Creche IFF passou por reforma

Depois (1)

 

A Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic) entregou, no final de janeiro, a obra de reforma da fachada de fundos e piso da área externa da Creche (solário) do edifício Mario Olinto, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF). Após nove meses de obras, a área foi entregue aos usuários totalmente reformada. O prazo de execução foi estendido e realinhado, devido à impossibilidade de execução do sistema de impermeabilização no período de chuvas intermitentes entre os meses de setembro e novembro.

A fachada lateral do edifício apresentava desprendimento do revestimento cerâmico, com o risco de queda de pastilhas sobre o espaço destinado ao convívio das crianças da Creche. Com o isolamento imediato da área, a contratação da reforma foi realizada em caráter emergencial, abrangendo a retirada do revestimento, aplicação de textura acrílica e recuperação do piso do solário, que apresentava infiltrações com impacto no pavimento inferior, como biblioteca e setor de arquivo.

Segundo Charles dos Santos, fiscal da obra e profissional do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), da Cogic, as intervenções aconteceram em três fases, que contemplaram: reforma da fachada com retirada de pastilhas, regularização, impermeabilização e aplicação de textura; recuperação do piso da área externa da creche com execução de drenagem, impermeabilização e instalação de novo piso; pintura das muretas e instalação de nova tela de proteção. Os serviços totalizaram 287,35 m2 de área reformada.

Durante a execução do serviço, as soluções oferecidas obedeceram a critérios técnicos de maior durabilidade, avaliação de relação custo-benefício para preservar a qualidade dos materiais e do espaço para o usuário, além de maior segurança.

Ficha técnica:

Arquitetura
Carla Bergan
Claudio Louzada

Estrutura
Erisvaldo de Lima Juvêncio

Instalações de Águas Pluviais
Ismael Santiago de Assis
Rodrigo Rangel

Orçamento
Sérgio José Rocha Vieira

Fiscalização
José Mauro Leone Correia
Charles Silva dos Santos

Imagens – Antes e durante a obra

Imagens – Depois da obra

One Response to Área externa da Creche IFF passou por reforma

  1. Lilia Moraes disse:

    Fico feliz que finalmente esta obra tenha sido concluída. Lembrando que a mesma, durante a fase de finalização, gerou insatisfação aos pais das crianças que estão matriculadas na creche. Foram encaminhadas queixas a Ouvidoria e mail dos coordenadores da creche, a Dirac, e até ao Juliano. Pois, além de demorada, no final iria ficar um piso que não correspondia a real necessidade para as crianças brincarem com segurança (piso tipo deck, com frestas e desníveis). Como solução, advinda após as reclamações, veio a grama sintética. E esta, até o momento, parece que deu certo. Ficamos muito felizes em ver, após um ano de espera, nossos filhos brincando naquele espaço. Obrigada a todos os que se preocuparam em devolver o espaço de brincar solário aos nossos pequenos. Att., Lilia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>