Novo ponto de coleta de resíduos eletroeletrônicos chega a Fiocruz

3e9a501e-608f-444e-8633-0db56f2f18442

Desde 2008, a Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi preocupa-se com o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos e atualmente, aderiu ao Programa de Logística Reversa*. Em cooperação com a organização Green Eletron, a Cogic disponibiliza mais um ponto de coleta localizado na portaria da unidade, além dos ecopontos do campus Manguinhos. O Programa Fiocruz Destina, em 2019, coletou e destinou mais de três toneladas desses materiais.

Você, profissional da Fiocruz ou usuário das dependências da instituição, lembre do projeto ao precisar descartar materiais eletroeletrônicos sem uso ou com defeito. Caso o equipamento a ser descartado seja maior que o coletor, entre em contato com a área de resíduos perigosos da Cogic pelos telefones 2209-9177/9178. Confira na página https://greeneletron.org.br/lista-completa os resíduos que fazem parte da logística reversa e podem ser deixados nos pontos de coleta.

Em resposta à demanda crescente das empresas, governo e sociedade pela criação de alternativas estruturadas para a coleta e tratamento adequado dos eletroeletrônicos no fim da sua vida útil, a Abinee fundou em 2016 a Green Eletron – Gestora para Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos. O objetivo principal é auxiliar as empresas e a sociedade no atendimento à lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

A ação visa contribuir para a promoção da economia circular, visando a redução do uso de recursos naturais e garantindo a reutilização da matéria-prima para a produção de novos produtos.

arte_eletronicos_residuos

*Logística Reversa: A logística reversa é um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos. Esse conceito foi reforçado com a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n°12.305, de agosto de 2010). Entre as definições ficou estabelecido um acordo setorial, incluindo fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, quanto à implantação de uma responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>