Cogic orienta economia de energia

economiadeenergia

Eficiência energética. Esse termo, que parece difícil à primeira vista, pode ser traduzido em ações simples e cotidianas para reduzir o desperdício, economizar recursos e proteger o meio ambiente. Além da importância de economizar, é fundamental conhecer o custo da energia e como ele pode variar de acordo com a demanda. De outubro a dezembro de 2017, a conta de energia do campus Manguinhos aumentou cerca de 600 mil reais e já passamos do custo de cinco milhões na conta de energia do campus.

Um ponto importante é que a Fiocruz, na cidade do Rio de Janeiro, das 17h30 às 20h30, paga o triplo que é cobrado pela concessionária durante o resto do dia. Com isso, é essencial reduzir ao mínimo o consumo nesta faixa de horário, programando o uso de equipamentos eletrointensivos para outros horários e reduzir a permanência na instituição nesse período.

Com ações simples também é possível diminuir o custo com energia durante o dia de trabalho tendo consciência de suas atitudes e mudando alguns hábitos. Os trabalhadores devem focar não apenas na economia financeira, mas também, na consciência ambiental. Confira, abaixo, algumas recomendações que apoiam a redução de custos e impacto ambiental:

· Apagar as lâmpadas dos ambientes desocupados;
· Quando possível, utilizar mais a iluminação natural;
· Manter portas e janelas fechadas quando o ar condicionado estiver funcionando;
· Sempre que der uma pausa no trabalho, desligue o monitor. Ele é responsável por 70% do consumo de energia do computador;
· Nas pausas mais prolongadas, desligue totalmente o computador, inclusive o estabilizador (se tiver);
· Reduzir ao mínimo o consumo de energia das 17h30 às 20h30;
· Sensibilizar os colegas acerca da necessidade de economizar energia elétrica.

Consumo consciente é a nossa causa e a sua também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>