Cogic se reúne com representantes do Ministério da Saúde para debate sobre BIM

IMG_0013-2

Nos dias 5 e 6 de outubro, a Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), promoveu reunião técnica na Fiocruz sobre estratégias de implantação da metodologia BIM no Complexo Industrial da Saúde com a presença de profissionais do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde (DECIIS), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), do Ministério da Saúde (MS). Na abertura, o evento contou com a participação de Marco Aurelio Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, Mário Moreira, vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional e Pierre Chagnon, Coordenador-Geral de Infraestrutura dos Campi. O encontro aconteceu na sala 117, do pavilhão Mourisco (Castelo) e na Residência Oficial, no campus Manguinhos.

O coordenador geral de Assuntos Regulatórios do DECIIS, Vinícius Augusto Moura, apresentou a visão do DECIIS/SCTIE/MS na implantação do BIM no Complexo Industrial da Saúde no Brasil, detalhando as propostas, os desafios e as ações iniciais já executadas. Já a Cogic apresentou o projeto Fiocruz Minas, contratado em BIM, pela arquiteta Tereza Malveira, e do seu gerenciamento, pelo arquiteto Diogo Enoque. Além disso, a engenheira Ana Beatriz Cuzzatti e os arquitetos Gustavo Guimarães e Silvia Araujo apresentaram as propostas para os planos de trabalho da Cogic para a implantação do BIM internamente e no âmbito de uma possível cooperação técnica com o Ministério da Saúde, visando o suporte para a ampliação do uso desta metodologia no âmbito do Complexo Industrial da Saúde.

Também foram convidados para este encontro representantes do TecPar (Polo Tecnológico do Paraná) e das universidades – UFRJ, PUC-RIO e UFF. O evento foi fruto de encaminhamentos das reuniões anteriores realizadas com o Ministério da Saúde e reflete a intenção de formar uma rede de colaboração em BIM, da qual a Fiocruz fará parte.

Os professores José Luis Menegotto (Escola Politécnica da UFRJ), Eduardo Thadeu Leite e Daniel Nascimento (Instituto TecGraf/PUC-RIO), Marcelo Meirino e Andreia Almeida (Engenharia Civil/UFF) fizeram apresentações sobre os projetos e as pesquisas desenvolvidas com a metodologia BIM em suas respectivas instituições. “Tais apresentações enriqueceram o encontro e abriram novas perspectivas de parceria e de estreitamento das relações entre o Ministério da Saúde, a Fiocruz e as universidades, com o objetivo não só de absorção dos conhecimentos produzidos, mas também como possibilidade de integração de alunos de graduação e de pós-graduação no processo de implantação do BIM no contexto do Complexo Industrial da Saúde”, ressalta Silvia Araújo, arquiteta da Cogic e especialista na metodologia BIM.

Você sabe o que é BIM?

O Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem de Informação da Construção envolve um planejamento integrado que abrange todo o ciclo de vida de um ambiente construído, sejam edificações, infraestruturas ou instalações por meio digital. A modelagem oferece suporte a projetos ao integrar as áreas ligadas à arquitetura e engenharias e oferecer uma análise precisa dos processos, além de proficiência na gestão dos recursos financeiros.

Em termos simples, as tecnologias BIM permitem que os modelos virtuais antecipem grande parte dos problemas de execução, propiciam o acompanhamento eficaz dos custos e do cronograma das obras além de facilitar a gestão e operação das edificações – o que reduz custos, otimiza processos e aumenta o desempenho global.

A tecnologia BIM permite ganhos expressivos de produtividade, redução de custos e maior adesão aos cronogramas.

Fotos: Ascom/Cogic

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>