2° andar do Pavilhão Cargos Chagas é totalmente modernizado

site

Em janeiro de 2017 foi finalizada e entregue a reforma do 2º andar do Pavilhão Carlos Chagas, com intervenções numa área total de 688,03 m². A obra trouxe maior adequação do espaço às normas de biossegurança, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), de detecção e combate a incêndio e de segurança do trabalho.

O Pavilhão Carlos Chagas passou por um processo de modernização nos últimos dez anos, começando pelos andares mais altos e reformando, gradativamente, andar por andar, com o objetivo de qualificar a edificação, alcançando, além da arquitetura, sistemas de incêndio, climatização e automação. O segundo andar foi o último contemplado e a obra teve duração de três anos. Ao longo deste período foram feitas diversas alterações no projeto original, em função de interferências de instalações existentes de diversas disciplinas. Outro aspecto que afetou o cronograma das obras foi a necessidade de mudanças na programação de serviços que produzem cheiro forte, devido ao impacto nas pesquisas existentes no prédio. “Alguns usuários do pavilhão acompanharam e participaram de impasses durante a obra, que resultaram em alterações de projetos”, ressalta Tereza Pinheiro, arquiteta, da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), responsável pela obra.

Dentre as dificuldades enfrentadas, além dos imprevistos físicos, também houve o cuidado na preservação da estrutura original do prédio construído na década de 40 e das pesquisas realizadas nos demais pavimentos. Como destaque da reforma ficam as novas instalações de refrigeração mais eficazes, automação mais atual, layout com fluxo de trabalho mais eficiente e melhor aproveitamento dos espaços.

Os seguintes profissionais estiveram envolvidos neste projeto:

Coordenador da Meta e Projetista de Arquitetura
Arq. Sérgio Murilo Vieira de Souza

Projeto de Desenho Industrial
Des. Claudia Cunha Claro (Comunicação Visual)
Des. Stanley Benigno (Mobiliário)
Des. Rogério Dalmaschio (Mobiliário)

Projeto de Estrutura
Eng. Ismael Santiago
Eng. Erisvaldo Lima Juvêncio
Eng. Sinvaldo Paula de Amozés

Projeto de Elétrica
Eng. Floriano Mil-Homens
Des. Marcus Vinicius Martinelli

Projeto de Telecomunicação
Eng. Rodrigo Nabuco de Araujo

Projeto de Instalações Hidrossanitárias, Gases e Incêndio
Eng. Ismael Santiago

Projeto de Ar Condicionado/Exaustão Mecânica/Automação
Eng. Bruno Perazzo (análise)
Eng. Fernanda Lelis Bauer

Fiscalização do Contrato
Arq. Tereza Cristina Salvio Pinheiro

Fiscalização da Obra
Arq. Igor Varandas
Eng. Renata Rocha
Arq. Juliana Thomás
Arq. Claudia Fernandes de Souza

Apoio à fiscalização
Eng. Ivanildo Lopes Farias (Ar Condicionado)
Eng. Sergio Pinho (Ar Condicionado)
Tec. Rogério Ximenes (Ar Condicionado)
Eng. Sinvaldo Amozés (Estrutura)
Eng. Raphael Santos (Elétrica)
Eng. Rafael Feliciano (Automação)

Antes e durante a obra

 

Depois da obra – espaços modernizados

2 Responses to 2° andar do Pavilhão Cargos Chagas é totalmente modernizado

  1. Parabéns a Presidência da FIOCRUZ(quem custeou toda a reforma) e a DIRAC, pelo planejamento, execução e conclusão da obra de REQUALIFICAÇÃO = “RETOFIT” (termo mais correto) do segundo andar do PCC, que será ocupado em definitivo (sabe-se quando)pelo Laboratório de Imunomodulação e Protozoologia, do qual com muita honra faço parte desde 2000, e pelo Laboratório de Toxoplasmose.

    Eu próprio, por amor a pesquisa e pelo meu “senso de dever”, participei por inúmeras vezes, junto ao projetista coordenador, aos demais projetistas (arquitetos e engenheiros), como aos executores da reforma: com sugestões e, principalmente, destacando o “hall” de necessidades e do fluxo de trabalho desenvolvido pelas equipes de ambos os laboratórios, listando equipamentos (suas voltagens e cargas), inclusive. Lamentavelmente, só acho, que como o dito popular: “Rei morto, Rei posto”, a DIRAC, esqueceu, muito facilmente o sobrenome do arquiteto, coordenador do Projeto e o real elaborador dos Projetos de Arquitetura. Sem o qual, não teríamos, enquanto Laboratório de Referência Nacional, conseguido alcançar os nossos intentos e necessidades junto às Normas de Biossegurança (Nacionais e Internacionais) e as do Ministério da Saúde.

    Através deste, faço saber (destacado do site da DIRAC):
    “Os seguintes profissionais estiveram envolvidos neste projeto:

    Coordenador da Meta e Projetista de Arquitetura
    Arq. Sérgio Murilo”…

    O NOME COMPLETO DO RESPONSÁVEL É:
    Arq. SERGIO MURILO VIEIRA DE SOUZA.

    A ele, nosso especial agradecimento, para que não seja esquecido, tão facilmente, pela sua competência e profissionalismo junto a Instituição e aos usuários dos laboratórios.

    Tenham um pouco de coerência, e consertem o erro (por esquecimento, acredito!)na página em que vocês, solenemente apresentam a conclusão da obra.

    Apesar, de que, até a presente data, 07/03/2017, 17:44hs. nem a chefia do laboratório de Imunomodulação e Protozoologia (Referencia Nacional), nem a chefia do laboratório de Toxoplasmose, bem como, nenhum dos funcionários lotados nos referidos laboratórios, possuem as chaves para o acesso integral às dependências dos laboratórios.

    Sem mais no momento. Aguardamos (as equipes) ansiosos o recebimento definitivo das chaves de acesso pleno as diversas dependências dos citados laboratórios.

    Prof. Luiz Otavio Pereira Carvalho
    Full Technologist in Public Health – Histopathology
    Internal Biosafety Inspector of Health
    Ex-member of the Ethics Committee in Research with Humans (CEP-IOC / FIOCRUZ)
    Oswaldo Cruz Institute – IOC
    Oswaldo Cruz Foundation – FIOCRUZ
    Ministry of Health – Brazil.
    lopcarvalho@fiocruz.br

  2. Marcos José De Azevedo disse:

    Bom dia!

    Eu, Marcos Jose de Azevedo, Parabenizo todos os profissionais envolvido, que não mediram esforços na execução da obra de modernização do Pav. Carlos Chagas. NO período que estava chefe da Gestão Predial/IOC e acompanhava a obra, observamos a dificuldade de manutenção corretiva devido a aplicação de acessórios como, torneira, controle das portas e outros, que naquele período não podiam ser consertado por não ser material de estoque do Almoxarifado da DIRAC e não havia profissionais capacitados para fazer os reparos e nem o material. Gostaria de saber se foi criado um projeto especifico de manutenção preventiva e corretiva especifico para o Pav. Carlos Chagas de acordo com a especificação dos matérias instalado neste projeto de modernização. Esse minha sugestão é devido as varias atividades de pesquisas desenvolvida no Pav. Carlos Chagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>