Destaques
Compartilhe Gentileza
No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje (05/06), a Organização das Nações Unidas (ONU) nos convida a refletir sobre um problema urgente: a poluição plástica, que afeta não só o meio ambiente, mas também a saúde humana. Em 2025, o tema global da data nos incentiva a repensar nossos hábitos e reforçar compromissos, o que dialoga diretamente com a missão da Fiocruz de promover saúde e desenvolvimento sustentável.
Na Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), esse desafio vai além do descarte correto de resíduos. Ele começa na escolha dos materiais, passa pelo projeto e execução das obras, pela logística do dia a dia, pela gestão das atividades e chega até o consumo consciente de cada trabalhador(a).
Nos últimos anos, temos trabalhado com foco na infraestrutura sustentável, entendendo que a engenharia também é uma ferramenta poderosa de transformação ambiental. Cada decisão técnica – seja numa compra, manutenção, reforma ou novo prédio — pode gerar menos impacto ambiental e mais cuidado com o planeta.
Entendemos que a infraestrutura é um pilar fundamental para a sustentabilidade institucional. Algumas ações no combate à poluição plástica incluem:
Redução de 90% no uso de copos plásticos descartáveis nos últimos 10 anos na Cogic
Graças a campanhas internas de sensibilização e incentivo ao uso de copos reutilizáveis, essa importante redução foi alcançada. Em 2023, a unidade adotou copos biodegradáveis como padrão, com adesão de diversas áreas da Fiocruz.
Engenharia com responsabilidade ambiental
Nos serviços operacionais, nas obras, adequações e manutenções, buscamos reduzir o desperdício, selecionar materiais com menor impacto ambiental e garantir o descarte correto de resíduos.
Compras públicas sustentáveis
Alinhada à Lei 14.133/2021, a Cogic adota critérios de sustentabilidade em processos de licitação, priorizando materiais biodegradáveis e de baixo impacto ambiental. Para isso, utiliza como referência o Guia Nacional de Contratações Sustentáveis da AGU, fortalecendo uma cultura institucional mais responsável.
Programa de coleta de tampas plásticas
Uma iniciativa simples, mas de grande impacto: de 2019 a 2024, cerca de 14 toneladas de tampas plásticas foram coletadas – o equivalente a dois campos de futebol que deixaram de ir para o meio ambiente. As tampas são doadas para o projeto Rio Eco Pets, que atua em prol de animais abandonados.
Coleta seletiva da Fiocruz
A Cogic é responsável pelo Programa de Coleta Seletiva Cidadã da Fiocruz que já retirou mais de 360 toneladas de resíduos plásticos do meio ambiente e, devidamente, encaminhados para reciclagem. O impacto? Uma área de 56 campos de futebol em resíduos plásticos evitados
Essas ações refletem o compromisso da Cogic com a inovação sustentável, a ética institucional e a construção de um futuro mais saudável e consciente para todos.