Boletim Ambiental: Vidro

vidro

Você sabia que o vidro pode demorar milhares de anos para se decompor? E que esses milhares de anos podem ser evitados pelo descarte consciente? Na Fiocruz, a Cogic é responsável por coletar e destinar corretamente o vidro com o objetivo de alcançar diversos benefícios, como:

– Aumento da vida útil dos aterros sanitários;
– Economia no uso de matérias-primas;
– Diminuição da poluição nas áreas naturais e urbanas;
– Geração de renda para cooperativas de catadores e recicladores de vidro.

Se você quer um meio ambiente mais sustentável, deixe seus resíduos nos Ecopontos disponíveis no Campus Manguinhos (Portaria Av. Brasil e Central de Saneamento). O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h15 às 16h45, exceto feriados.
Confira os tipos de vidro que podem e não podem ser descartados nos ecopontos da Fiocruz:

Podem Não podem
Potes de alimentos limpos;

Garrafas;

Copos.

Espelhos;
Lâmpadas;
Cristais;
Frascos de remédios;
Cerâmicas e louças;
Vidros planos (ex.: vidros de janela);
Ampolas de medicamentos;
Vidros quebrados*.

*Vidros quebrados: Ao descartar no seu dia a dia, embale-os em caixa de papelão ou garrafa antes do descarte para evitar acidentes.
*Tampas plásticas e rótulos de vidros (papel ou plástico): estes devem ser descartados separadamente nos coletores apropriados.

Saiba mais sobre o Programa Fiocruz Destina no site da Cogic e, também, a campanha de coleta de vidros para o Instituto Nacional de Saúde, da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF).
Opte sempre pelo descarte consciente!

ecopontoEcoponto da Central de Saneamento – Campus Manguinhos

Campanha e apoio ao IFF
O Departamento de Gestão Ambiental (DGA), da Cogic, também participa e divulga a campanha realizada pelo Instituto Nacional de Saúde, da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) que envolve coleta de vidros vazios com tampas plásticas para acondicionar leite para o Banco de Leite Humano (BLH). Os frascos mais utilizados são os de maionese e café solúvel porque resistem ao processo de esterilização. Os recipientes são utilizados para transporte, processamento e estoque do leite humano que irá atender crianças pacientes da UTI Neonatal e de maternidades públicas da cidade do Rio de Janeiro.
Os pontos de coleta disponíveis para doação de recipientes de vidro para o BLH do IFF são: Centro de Saúde da ENSP; Portaria da COGIC; Entrada da Asfoc; Restaurante de Bio-Manguinhos; Portaria da Expansão; Ecoponto da Central de Saneamento.
Participe!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>