16 de março – Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Dia-Nacional-da-Conscientização-sobre-as-Mudanças-Climáticas-810x5782

Em 16 de março é celebrado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas com o objetivo de promover a conscientização da população sobre a importância de realizar ações que possam diminuir o agravamento dos impactos das mudanças climáticas. A Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic) destaca a importância do dia, lembrando o comprometimento da Cogic em mitigar riscos ambientais e de cada cidadão em fomentar práticas ambientais de excelência. Essa data foi estabelecida pela lei nº12.533/2011 para viabilizar debates e mobilizações em torno de alternativas mais sustentáveis para as mais diversas áreas.

Essas mudanças são alterações que ocorrem no clima geral do planeta que podem ser provenientes de causas naturais ou de atividades humanas, sendo a emissão de gases, a principal causadora do aquecimento global. Entender que a natureza é parte importante do cotidiano é o primeiro passo para compreender a necessidade das mudanças no comportamento humano frente aos recursos naturais cada vez mais escassos, não só pelas consequências, mas também pelos efeitos que essas podem originar. Alguns hábitos podem contribuir para reverter este cenário, como o consumo consciente e a preferência por produtos e serviços mais sustentáveis. Cabe a cada pessoa fazer algo pelo planeta, mas como começar? Confira algumas dicas:

Caminhar, andar de bicicleta ou usar transporte público, sempre que puder;

Diminuir a temperatura do seu refrigerador, máquina de lavar e aquecedor de água;

Trocar as lâmpadas amarelas pelas fluorescentes e/ou lâmpadas de LED;

Diminuir o consumo de carne;

Buscar alternativas de consumo consciente;

Usar aparelhos que tenham maior eficiência energética;

Informar as pessoas ao seu redor sobre as ações que podemos realizar;

E, aproveitar as coisas simples da vida (diminuindo o uso de eletrônicos), como ler um livro, passear pela sua cidade, cultivar plantas, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>