Servidor da Cogic recebe menção honrosa no Prêmio Capes 2020

show_image
Rodrigo das Neves Costa, servidor da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic) desde 2007, recebeu Menção Honrosa na área de Arquitetura, Urbanismo e Design no Prêmio Capes de Teses, edição 2020, com a pesquisa intitulada “Debaixo do mesmo teto: prática projetual em edifícios de pesquisa e desenvolvimento biotecnológico”, desenvolvido na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O prêmio elege as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação brasileiros, de acordo com critérios de originalidade, valor agregado pelo sistema educacional e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação.

A tese foi defendida em agosto de 2019, sob a orientação de Giselle Azevedo (arquiteta) e Rosa Pedro (psicóloga), ambas da UFRJ, além de contar com a supervisão de Michael Guggenheim (sociólogo), durante o estágio realizado na supervisionado na Goldsmiths University of London em 2018. O estudo, originado a partir da prática profissional, investigou a prática projetual arquitetônica em sua complexidade por meio de uma abordagem sociotécnica, com o objetivo de compreender o funcionamento dos projetos de edifícios de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. “Ao acompanhar os processos, percebemos que a prática projetual nesses edifícios é mais complexa que algumas representações sugerem, como a subordinação social ou tecnológica”, destaca o autor. “A tese apresenta reflexões sobre as performances espaciais dos edifícios de pesquisa, com ênfase nas controvérsias que ocorrem durante o processo”, complementa Rodrigo. A partir do acompanhamento das práticas, a pesquisa identificou questões relevantes sobre os usuários, formas de contratação, tecnologias construtivas, além de abordar modos de ultrapassar alguns impasses comuns em projetos dessa natureza, o que abre perspectivas de desdobramentos e aplicações futuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>