Áreas da Cogic atendem o projeto FioAntar

1

A Cogic, por meio das áreas Demeq, DMP e DSG, deram apoio ao projeto FioAntar os receber os equipamentos que foram deslocados ao Depósito de Abastecimento da Marinha para serem encaminhados à base na Antártica para testá-los, embalá-los e transportá-los.
A Coordenação-Geral agradece a atuação dos trabalhadores e empenho dos departamentos em cumprir os prazos curtos e dar total apoio a este projeto importante para a instituição. Saiba mais sobre o FioAntar abaixo.

O projeto FioAntar
O Projeto FioAntar é uma iniciativa que visa explorar as interligações e os impactos dos riscos e variados ecossistemas da Antártica sobre a saúde dos animais, dos visitantes ou sobre o próprio continente e a América do Sul durante quatro anos.
Esta é a primeira vez que a Fiocruz fará pesquisas na Antártica. O projeto foi contemplado no último edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o Programa Antártico Brasileiro (Proantar).
O Fioantar pretende verificar quais patógenos, entre vírus, bactérias, fungos e helmintos, estão presentes na Antártica, quais são naturais de lá e quais são trazidos por animais, por correntezas, por aves migratórias, correntes de ar, por pesquisadores, por visitantes e turistas. Com isso, tentar estimar o risco que eles oferecem pro continente sul-americano.
Além disso, o projeto possui um segundo eixo de bioprospecção. Os pesquisadores também irão buscar identificar organismos presentes nas mesmas amostras que tem potencial para desenvolvimento de novas tecnologias e produtos em saúde, como medicamentos e insumos.

Fotos: Departamentos/ Cogic

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>