Banco de Leite Humano em Moçambique é inaugurado

blh_maputo4.2

Registrando cerca de 20 mil partos prematuros por ano e com uma taxa de mortalidade neonatal estimada em 28 mortes a cada mil nascimentos, Moçambique deu um passo importante em prol da saúde neonatal. Em meio a uma grande festa, foi inaugurado, na última sexta (26/10), o primeiro Banco de Leite Humano (BLH) do país, no Hospital Central de Maputo. A unidade é a segunda do continente africano nos moldes do modelo brasileiro: Cabo Verde conta com um BLH em funcionamento desde 2011 e em processo de implantação da segunda unidade. Angola será o próximo país a ganhar um BLH, em Luanda.

O Departamento de Manutenção Predial (DMP), da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), foi responsável pelo projeto de engenharia e arquitetura dessa nova sede do Banco de Leite Humano e deu suporte técnico para licitação da obra e avaliação dos atestados de capacidade técnica das empresas participantes e contratada, além de acompanhar a obra, sendo parceiro do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF). Em seis anos de projeto, profissionais do DMP participaram de diversas missões para orientação e supervisão das atividades.

Sob coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Fiocruz, por meio da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), a iniciativa representa um importante marco para a diminuição da morbimortalidade infantil, sobretudo no que tange a segurança alimentar e nutricional de recém-nascidos do país africano.

Parabenizamos e agradecemos à equipe do DMP envolvida, que se dedicaram para o sucesso dessa parceria.

Clique aqui para ler a matéria completa na Agência Fiocruz de Notícias e conhecer o projeto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>