15 de outubro – Dia do Educador Ambiental e do Consumo Consciente

IMG_0169-2

O dia 15 de outubro também é voltado para a comemoração do Dia do Educador Ambiental e Dia do Consumo Consciente. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) chama a atenção para a data sobre a necessidade de consumir respeitando os limites do planeta. Os consumidores precisam estar bem informados para fazer escolhas mais sustentáveis e optar pela forma correta de descartar os resíduos. O consumo consciente está diretamente ligado ao estilo de vida. É importante lembrar que para apoiar o descarte correto, o campus Manguinhos dispõe de dois Ecopontos (Av. Brasil e Central de Saneamento) para resíduos domésticos.

Outra celebração de 15/10, o Dia do Educador Ambiental, abrange o profissional que, mais que um educador, transmite a ação efetiva do ser humano no ambiente, compartilhando atitudes coerentes para a harmoniosa relação entre os humanos e a natureza. A Educação Ambiental é um processo educativo que envolve ciência, ética, compromisso, atitudes e valores em vários níveis, tanto no âmbito individual quanto coletivo.

Na Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), a área de Educação Ambiental tem como objetivo principal integrar as unidades Fiocruz, ressaltando a educação como uma das ferramentas capazes de sensibilizar, informar, mobilizar e conscientizar a comunidade sobre atitudes que devemos tomar diariamente para alcançar uma cultura de desenvolvimento sustentável. Como resultados de 2017, já destacamos 3566 pessoas sensibilizadas em ações ambientais, dez visitas técnicas na Central de Saneamento, duas visitas técnicas externas (ETA Guandu e Embrapa Solos) e ações em parceria com a Creche Fiocruz.

Em 16/10, a equipe de Educação Ambiental fez uma ação na portaria da Cogic com os trabalhadores que puderam deixar exposto mensagens com orientações de preservação aos recursos naturais.

IMG_0166-2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>