Cogic celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente com diversas atividades

DSC_1115-2

A Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic) celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) há nove anos e em 2017, houve cerca de 500 participantes nas atividades do Circuito Ambiental do mês de junho, que teve como objetivo principal sensibilizar a comunidade Fiocruz da preservação do meio ambiente e recursos naturais.

A etapa de junho do Circuito Ambiental ocorreu de 5 a 8 de junho. No Dia Mundial do Meio Ambiente, a abertura do evento com a primeira atividade aconteceu no Morro da Urca, em parceria com o Projeto Pão de Açúcar Verde, na qual 35 mudas de espécies nativas da mata atlântica foram plantadas na trilha que leva ao topo do morro. A ação também tinha como foco a reflexão das questões ambientais, o reflorestamento e recuperação ambiental da área protegida do local. A atividade não parou por aí e os profissionais tiveram a oportunidade de assistir uma mostra de pequenos filmes ambientais disponibilizados pela organização Conservação Internacional, além de participarem da oficina de horta caseira no Mirante Maria Ercília oferecida pelo Pão Açúcar e realizada pelo Instituto Moleque Mateiro.

Já no dia 06 de junho, o evento promoveu um debate sobre Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, tema da Organização das Nações Unidades (ONU) em 2017, com a presença de Ana Nassar, diretora de Programas do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), e Leandro Fontoura, Doutor em Ciências Ambientais e Florestais. Ambos abordaram mobilidade urbana e sustentabilidade. Como parte do debate, alunos do curso de Gestão Ambiental do Senac e do Centro de Estudos sobre o Tabagismo (Cetab), da Ensp, apresentaram trabalhos de pesquisa no hall do Museu da Vida, local onde aconteceu o debate.

O terceiro dia, 7 de junho, contou com Trilha Científica Oswaldo Cruz e oficina de arranjos de bambu, em parceria com o Museu da Vida, exposição sustentável e visita à Central de Saneamento Professor Szachna Eliasz Cynamon. A exposição apresentou as fases da compostagem, móveis feitos com reaproveitamento de pallets, mudas de árvores nativas da mata atlântica, pesquisas realizadas sobre solos, artesanato com resíduos recicláveis e alimentação saudável. A visita à central foi aberta a comunidade Fiocruz e também teve a participação de alunos da Escola Municipal Célia de Oliveira Maria Carvalho.        

Para fechar o Circuito Ambiental de junho, uma campanha de doação de alimentos não perecíveis e resíduos recicláveis foi promovida na entrada da Cogic e no Complexo Tecnológico de Vacinas (CTV), de Bio-Manguinhos, parceiro na campanha. Como resultado houve arrecadação de 38 Kg de alimentos na Cogic e 35 Kg em Bio, que foram doados ao Lar Irmão Francisco, no Amorim.

Durante o segundo semestre, outros eventos do Circuito Ambiental serão promovidos para a comunidade Fiocruz. O próximo acontece ainda esse mês, em comemoração ao Dia de proteção das Florestas, e as informações serão divulgadas em breve.

O evento contou com o apoio da Asfoc-SN, Museu da Vida/COC, Escritório de Projetos da Presidência e Museu do Amanhã, além da parceria de Bio-Manguinhos, Bondinho Pão de Açúcar e Projeto Pão de Açúcar Verde. A Coordenação da Cogic agradece todos os apoiadores e parceiros, os departamentos envolvidos da unidade e, também, os participantes que valorizaram as atividades durante essa semana especial.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>