Comunicação Ambiental: Você conhece o Horto Fiocruz?

site

O Horto Fiocruz abastece as áreas verdes dos campi da Fiocruz, dando apoio na conservação/manutenção dos jardins e em projetos paisagísticos que contribuem para o equilíbrio da temperatura do ambiente e controle da poluição sonora, além de produzir mudas de plantas para eventos educativos, como Fiocruz pra Você e Semana do Meio Ambiente. As atividades são de responsabilidade do Departamento de Gestão Ambiental, da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic).

Em 2016, foram produzidas 101.819 mudas de plantas. O ponto positivo é a economia de aproximadamente 860 mil reais por ano para a instituição, já que as mudas de plantas ornamentais são produzidas internamente, sendo desnecessárias compras externas.

Os profissionais de jardinagem também desenvolvem algumas estruturas com materiais de reuso como móveis sustentáveis para jardins e jardim vertical com material reciclado, além de aproveitar materiais sem uso para ornamentação e vasos de plantas.

O Horto Fiocruz faz parte do circuito de visitação da Central de Saneamento Szachna Eliasz Cynamon, no campus Manguinhos, que recebe visitantes de todas as faixas etárias. A visita conta com trilha ecológica de curta duração, observação de plantas ornamentais, projetos de reaproveitamento de materiais recicláveis (atendendo a política dos 3R´s), minhocário e oficina de plantio. Para agendamento, entre em contato com o Núcleo de Gestão Ambiental, da Cogic, pelos telefones 2209-9164/9159.

2 Responses to Comunicação Ambiental: Você conhece o Horto Fiocruz?

  1. Maria de Fátima Silva disse:

    Boa tarde.
    Quero fazer contato direto para receber doações de sementes e mudas de plantas para um plantio sem agrotóxicos. Um modelo da Agrofloresta.
    Quais os dias e horários que posso comparecer ao campos
    Manguinhos ?

  2. Dirac disse:

    Prezada Maria de Fátima,
    entre em contato com o nosso Departamento de Gestão Ambiental para ter mais informações e ver a possibilidade de parcerias. Os contatos são dga.cogic@fiocruz.br ou (21) 2209-2175.

    Atenciosamente,
    Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi | Fiocruz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>